quinta-feira, 3 de março de 2011

DEU NO BLOG REI DOS BASTIDORES

Novas lideranças devem disputar comando dos municípios em 2012
Willian Marinho
Faltando ainda dois anos para as eleições municipais, quando serão eleitos os novos prefeitos, vices e vereadores, a maioria dos municípios da região tocantina deverá registrar uma das suas maiores renovações políticas com a eleição de uma nova geração de prefeitos. Assim como ocorre hoje no Estado, em que a maioria das lideranças já está atingindo idades avançadas e deve ficar fora da disputa estadual em 2014, nas cidades tocantinas maranhenses não é diferente.
A idade, aliada ao desgaste, má administração e denúncias de malversação dos recursos públicos, faz com que alguns dos atuais prefeitos vão tornando-se carta fora do baralho daqui a dois anos. Veja o raio x das articulações na sucessão dos municípios.
Imperatriz – A cidade não tem tradição de reeleger um prefeito, embora não seja descartada esta possibilidade. O prefeito Madeira terá pela frente nomes que hoje ainda articulam seus projetos, como os de Ribamar Cunha Filho, Fátima Avelino, Neudson Claudino, Dr. Pádua, Terezinha Fernandes e ainda Ildon Marques. No frigir dos ovos, entre três a quatro candidatos.
Açailândia – Neste município, a eleição terá como novidade Jucelino e Antonio Erismar, atual vice-prefeito, somados aos já conhecidos nomes, Gleide e Jeová, e devendo ainda contar com um candidato evangélico.
Itinga – Cristiano e Marcos Pimentel serão as novidades para a eleição contra Vete Botelho e Quininha. Páreo duro.
Brejão – O atual prefeito Alex deverá encarar Adão Carneiro do PT e a Preta do PMDB, embora os dois partidos estejam conversando para uma aliança.
João Lisboa – A novidade deverá a ex-vereadora Val Mota, hoje secretária municipal de Saúde e que terá pela frente Jairo Madeira, que disputou e perdeu a eleição passada. Fala-se ainda na candidatura do radialista Francisco Duvale. O prefeito Emiliano não disputará, porque já foi reeleito.
Senador La Rocque – Filha do ex-prefeito João do Salomão, a vereadora Ozima Cury Rad surge como pré-candidata forte ao lado do filho do ex-prefeito João Alfredo, Francisco Nunes.
Buritirana – Como não poderá disputar a reeleição, o atual prefeito busca substituto. Enquanto isso, o radialista Vagtonio Brandão vai pavimentando seu caminho rumo à prefeitura. Também fala-se no empresário Marcelo Sabbag.
Amarante – Neste município, a eleição será entre dois grupos: o da atual prefeita, Adriana Ribeiro, contra o do ex-prefeito Miguel Marconi.
Sítio Novo – É dada como certa a candidatura do ex-prefeito Sansão para enfrentar o atual prefeito Carlos Jansen. Ou seja, a criatura contra seu criador.
Montes Altos – É a cidade onde reina a mais absoluta incerteza sobre quais serão os candidatos a prefeito. O atual ainda não se manifestou sobre quem pedirá votos e a oposição, sem Nelson Castilho, patina para encontrar seu rumo. Jaci e Edilson são os nomes que os partidos que fazem oposição ao Valdivino podem disputar.
Edison Lobão – Neste município, a disputa poderá ficar entre o atual prefeito Lourenço, Zé Paulo, Washington Plácido e um candidato de Ney Bandeira.
Ribamar Fiquene – Ediane Alves, filha do ex-prefeito Ita, surge como a grande novidade e poderá dividir com o empresário Israel Vasconcelos, que tem ensaiado candidatura e desiste. Seus aliados informam que agora é para valer. Os dois irão encarar o ex-prefeito Raimundo Jorge, que no momento é o favorito para retornar.
Campestre – O espólio político do ex-prefeito José Miranda está apostando na vitória do jovem Marconi Ribeiro, que no domingo assinou ficha de filiação ao PMDB em ato prestigiado pelo senador João Alberto. O vereador Ivanildo também pretende disputar o pleito.
Davinópolis – Sem Chico do Rádio na disputa, Joel Macedo, Julimar e Ivanildo surgem como os mais indicados para disputar o comando do município vizinho a Imperatriz.
Cidelândia e Vila Nova - Sem novidades, assim como em São Pedro, em que os ex-prefeitos pretendem retornar ao cargo contra os atuais prefeitos. No restante dos municípios, briga foice para a definição dos candidatos em seus respectivos grupos políticos.
Postado por Sininger Vidal
http://rei12.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário