sábado, 4 de setembro de 2010

ABACATE


A fruta combate o colesterol ruim, protege o coração e ao contrário do que muita gente pensa, pode ajudar a emagrecer.
Nos tipos manteiga e margarida, prefira o abacate maior, isto indica que ele foi colhido na hora certa. A casca deve ser firme e sem manchas e para saber se a fruta está madura, aperte levemente, bem próximo ao cabinho. No ponto de consumo a textura é mais macia. “Conforme o fruto vai amadurecendo, a casca já vai ficando amarela”, explica Joaquim Oscar Alvarenga, engenheiro agrônomo.
Já o tipo menor, o avocado “quando está numa coloração mais escura, está bem macio, então se amadurecer mais não é bom levar pra casa”, lembra o agrônomo.
Para acelerar o amadurecimento embrulhe o abacate num papel. “De três a quatro dias ele já está no ponto de consumo. Quanto mais elevada a temperatura, mais rápido o amadurecimento das frutas”.
Conservação
Inteiro e um pouco maduro, o abacate pode ser guardado na geladeira por até três semanas. Caso já tenha partido a fruta, alguns truques ajudam na conservação. Um deles é guardar a metade com o caroço. “O caroço só previne a oxidação da área interna que está em contato com ele. A parte de fora fica propícia a oxidação, por isso uma dica é passar um pouquinho de manteiga nessa parte. Assim, ele só pode ficar na geladeira de um dia para o outro. No momento de servir, retire o excesso de manteiga com o papel toalha. Se preferir, cubra com uma camada grossa de farinha de rosca, ao invés da manteiga”, explica Carol Haddad, chefe de cozinha.
Consumo
Além de vitaminas o abacate pode virar sobremesa. Faça cremes misturando frutas, como abacate com maça, morango e iogurte natural. Vira um picolé irresistível até para as crianças. Bata no liquidificador, coloque em forminhas e leve para o congelador.
Receita de Guacamole (serve três pessoas)Ingredientes:
- meio abacate grande- um tomate grande picado- meia cebola roxa pequena picada- três dentes de alho picado- uma xícara de vinagre- suco de um limão- molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto
O limão não deixa o abacate escurecer por mais ou menos duas horas.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e bata rapidamente no liquidificador.É só servir com torrada, saladas ou batatas assadas.
Benefícios
O ideal é comer só ¼ da fruta por semana, cerca de 100 gramas, que contém 162 calorias.
- diminuir o risco de doenças do coração: por ser rico em gordura monoinsaturada, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode entupir as artérias. Ao mesmo tempo, a fruta mantém bons os níveis do colesterol bom (HDL).
- ajuda a emagrecer: suas fibras solúveis impedem a absorção de gordura e de colesterol ruim de outros alimentos.
- previne o envelhecimento: tem substâncias anti-oxidantes
- previne e ameniza a celulite: tem função anti-inflamatória. A celulite é uma inflação do tecido de gordura. Da mesma forma a acne, que é uma inflação dos poros da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário